BREXIT

EU-UK 2.png

O cenário de saída do Reino Unido da União Europeia tem tido um impacto inegável na comunidade PARSUK, não só para o contexto de ciência, investigação e ensino superior, mas também para os direitos e deveres dos cidadãos Europeus em território Britânico.

Desde os resultados do referendo em 2016, temos acompanhado as negociações que irão definir o futuro das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, participado activamente em debates com organizações congéneres e procurado dar resposta às necessidades dos nossos membros.

As nossas prioridades centram-se no estabelecimento de uma agenda comum para a ciência e investigação, programas de mobilidade e financiamento para estudantes e investigadores, assim como reconhecimento mútuo de padrões regulatórios entre a União Europeia e o Reino Unido.

Alguns exemplos da nossa actividade incluem:​​

Petição

Keep the EU And UK Collaborating In Science #Dealforscience

Em parceria com a SRUK, a Polonium Foundation e a Dan in the UK, a PARSUK assinou em 2020 a petição promovida pela Wellcome Trust, cujo principal objectivo foi garantir a continuação do Reino Unido como membro associado do programa Horizonte Europa e a manutenção da mobilidade de investigadores entre o Reino Unido e os restantes países Europeus.

Debate

Looking beyond Brexit: The future of science between Portugal and the United Kingdom Outubro 2020

Investigação

Survey of expectations and motivations: A comparison between 2017-2019 

Outubro 2020

Num compromisso de melhor representar os interesses dos nossos membros, a PARSUK lançou dois questionários em 2016/17 e em 2019/20 para perceber a evolução das expectativas e motivações dos estudantes e investigadores Portugueses ao mudarem-se para o Reino Unido, e o potencial impacto do Brexit.

Publicação

Sobre evento co-organizado pela PARSUK, AISUK, SRUK, e a Polonium Foundation no British Council em Fevereiro de 2019 em Londres, para discutir os potenciais cenários após a saída do Reino Unido da Uniao Europeia. 

Para mais informações acerca dos teus direitos e deveres no Reino Unido, por favor visita:

Para interagir com os outros membros PARSUK sobre este tópico, poderás usar o Fórum PARSUK.