Scientific diplomacy

A PARSUK não actua sozinha no palco da diplomacia científica, promovendo uma colaboração activa com as outras associações da diáspora europeia no Reino Unido.

O trabalho que desenvolvemos em diplomacia científica na PARSUK tem muitos paralelos e sinergias com outras organizações da diáspora, tanto Portuguesa no estrangeiro assim como de outras nacionalidades no Reino Unido.

Em concreto, temos colaborado com várias congéneres pelo mundo para promover o diálogo entre graduados Portugueses através do GraPE, e desenvolvido pontos de interesse comum entre graduados de outras nacionalidades no Reino Unido, nomeadamente no que respeita ao Brexit, incluindo de Espanha, Itália, Polónia, Holanda e Finlândia e através da Delegação da União Europeia no Reino Unido.

Equipa Estratégia da PARSUK

Marcia-Costa.jpg

Márcia Costa

Presidente

download.jpeg

Mariana Pinto da Costa

Vice-Presidente

suDD517Y_400x400.jpg

Diogo Martins

Estratégia

Iniciativas desenvolvidas em colaboração com outras Diásporas no Reino Unido

  • Comunicação na revista científica Nature

Em Fevereiro de 2018, a PARSUK co-organizou um evento com a AISUK, SRUK, e Polonium Foundation no British Council em Londres, para discutir os potenciais cenários após a saída do Reino Unido da Uniao Europeia. Os resultados dessa discussao foram sumarizados numa comunicação publicada na Nature, que pode ser consultada aqui

 

  • Questionários Brexit

A PARSUK, num compromisso de melhor representar os interesses dos nossos membros, lancou um questionário em 2016 para perceber as expectativas e motivacoes dos investigadores e estudantes portugueses ao mudar-se para o Reino Unido, e como estas podiam ser alteradas após o Brexit. O questionário foi repetido em 2019/2020 e os resultados preliminares podem ser consultados aqui.

 

  • Petição“KEEP THE EU AND UK COLLABORATING IN SCIENCE #DEALFORSCIENCE”

Em parceria com a SRUK, a Polonium Foundation, e a Dan in the UK, a PARSUK assinou em 2020 a petição “KEEP THE EU AND UK COLLABORATING IN SCIENCE #DEALFORSCIENCE” promovida pela Wellcome Trust. Os principais objectivos desta petição eram a continuação do Reino Unido como membro associado do programa Horizonte Europa e a manutenção da mobilidade de investigadores entre o Reino Unido e os restantes países europeus.

Partners

Aisuk.png
poloniumfoundation_logo-01.png
sruk-300x130.jpg